Atividade para o Dia Mundial da Água- Calculando o consumo da Água

atividade 5º ano dia mundial da água

Essa atividade é indicada para os 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I, dependendo do nível da turma. Tem como objetivo o cálculo do consumo da água, levando-os a conscientização acerca da importância de se economizar.

Você pode incialmente levar os estudantes a discutir acerca dos usos da água em seus cotidianos. Feito isto explore a atividade e enfatize a quantidade de litros gastos, sempre comparando ao que eles já conhecem por litros, por exemplo, a garrafa de 2 litros de refrigerante, fazendo a associação de quantas garrafas dessa seriam necessária, para que realmente compreendam o consumo da água em suas casas.

Esta atividade é composta por situações-problemas envolvendo ideias do campo multiplicativo (multiplicação e divisão), além da ideia de proporcionalidade. Os problemas também trabalham a questão ambiental no consumo excessivo de água, contemplando assim habilidades do campo de Ciências.


Depois aproveite o tema e explore mais sobre a Dia Mundial da Água, como a importância dela, as utilidades e a conscientização acerca do seu consumo; através de literatura infantil, músicas, ou outros tipos de textos e metodologias.


HABILIDADES:

EF05MA07- Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF05MA08- Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita (com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero), utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

EF05MA12- Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala em mapas, entre outros.

EF05MA19- Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.

EF05CI04- Identificar os principais usos da água e de outros materiais nas atividades cotidianas para discutir e propor formas sustentáveis de utilização desses recursos.

EF05CI05- Construir propostas coletivas para um consumo mais consciente e criar soluções tecnológicas para o descarte adequado e a reutilização ou reciclagem de materiais consumidos na escola e/ou na vida cotidiana.

Celebrando o Dia Mundial da Água: Uma Aventura Educacional 💦🌍

Se tiver alguma sugestão entre em contato conosco através de nossas redes sociais.



Clique no DOWNLOAD e baixe gratuitamente!

Gostou? Compartilhe =)

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Saiba mais em nossa Política de privacidade